quinta-feira, 27 de março de 2014

Agora vamos de conteúdo novo!

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO VERBAL


- O termo Comportamento Verbal foi proposto por Skinner para diferenciar sua proposta de estudar linguagem das demais já existentes.

-Há comportamentos operantes que mantem uma relação direta e mecânica com o ambiente. Porém, o comportamento verbal é um tipo especial de comportamento operante porque ele é efetivo apenas através da mediação de outra pessoa. Ou seja, tal tipo de comportamento modifica primeiro uma pessoa e assim, indiretamente o ambiente.

-Problemas com os termos “fala” e “linguagem”. 

-Comportamento Verbal é um tipo específico de comportamento operante, que não mantem uma relação direta e mecânica com o ambiente e no qual o reforço depende da mediação de uma outra pessoa.

-Definição de comportamento verbal: Comportamento verbal é comportamento operante que é mediado pelas outras pessoas que foram especialmente preparadas para reagir como mediadores.


-Significados e sentidos das palavras.



O que é SUBJETIVIDADE para análise do comportamento?

Tudo aquilo que seja pertencente ao sujeito:


Pensamento
Fantasias
Sonhos                                  =       SUBJETIVIDADE
Visão de mundo
Sentimentos


O ESTUDO DO COMPORTAMENTO VERBAL E OPERANTES VERBAIS

1. O estudo do comportamento verbal.

-Enfoque na forma da resposta (topografia): interpretamos o que uma pessoa fala, escreve, gesticula, etc
-O sentido (ou significado) que uma resposta verbal não está na sua forma, mas nos eventos que controlam a emissão do comportamento verbal.
-A unidade de análise básica do comportamento verbal é a tríplice contingência:
Sd – R à SR
-Audiência: são estímulos discriminativos (Sd’s) que controlam a emissão da resposta verbal, pois sinalizam a disponibilidade do reforço provido pelo ouvinte.

2. Operantes verbais: tato e mando
-Considerando que há semelhanças nas condições que controlam a ocorrência do comportamento verbal (situação antecedente e consequência), é possível uma classificação do comportamento verbal somente a partir dessas condições.
    
-Mando: são respostas verbais que estão sob controle de condições específicas de privação, ou de estimulação aversiva, no qual a resposta verbal especifica o reforço. Exemplos: conselhos, pedidos, ordens, avisos, etc...
-No geral, dizemos que o mando beneficia o falante (no sentido que a resposta produz um reforçador específico para o falante). 
 

-Tato: são respostas verbais que estão sob controle de um estímulo antecedente (Sd) não verbal que produz como consequência um reforçador generalizado. Exemplos mais comuns de tato são os substantivos ou nomes.
- O tato beneficia o ouvinte, uma vez que não produz um reforçador específico.



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário