Hoje vamos dar uma revisada no conteúdo de AEC I.
O que seria COMPORTAMENTO?
-Comportamento: qualquer relação
sujeito – ambiente. Podemos classificar o comportamento em dois tipos: operante
e respondente (reflexo). A diferença entre ambos é que, no caso do
comportamento operante, a resposta produz uma consequência.
-Comportamento Respondente: Quando
uma resposta é provocada por um estímulo. O comportamento respondente está
relacionado com a manutenção e sobrevivência de uma espécie (comportamento
respondente incondicionado), ou de um organismo às alterações do ambiente
(comportamento respondente condicionado). Ex: comida na boca à saliva; trovão à susto.
-Comportamento operante: quando
uma resposta produz um estímulo. Ex: fazer uma prova e ganhar uma nota, ou
apertar um botão e descer no andar correto.
-Há dois tipos de consequências
ao comportamento operante: estímulos reforçadores e punitivos. Os estímulos
reforçadores aumentam a frequência de respostas, os estímulos punitivos, no
geral, fazem diminuir a frequência de respostas.
-Reforço: qualquer evento no
mundo que segue uma resposta e produz um aumento (ou manutenção) na frequência
dessa resposta. O reforço de uma resposta aumenta a possibilidade dessa
resposta ser emitida novamente.
-Reforçamento positivo e
negativo: Ambos produzem aumento na frequência de respostas. No reforçamento
positivo uma resposta produz um estímulo, no reforçamento negativo a resposta
elimina um estímulo.
-Extinção: quebra da relação
entre resposta e reforço. Para que ocorra extinção, três processos devem
ocorrer: (1) uma relação entre resposta e reforço já estabelecida; (2) a quebra
dessa relação e (3) alterações comportamentais produzidas pela quebra.
-Modelagem: Um dos procedimentos
existentes para gerar novas respostas. Ela é baseada no reforçamento
diferencial de respostas. Reforçamento diferencial: em etapas sucessivas,
algumas respostas são reforçadas, enquanto outras não são.
Nenhum comentário:
Postar um comentário