REVISÃO DE AEC II
-Contingência: significa qualquer
relação de dependência entre eventos. Pode ocorrer entre estímulos, ou entre
estímulo e resposta. É uma relação “se ...então” na qual uma consequência
(então) somente ocorre se a resposta for emitida (se).
-Contiguidade: significa
proximidade temporal entre eventos.
-Comportamento operante: relação
de contingencia e contiguidade entre resposta à
estímulo
-Há dois tipos de consequências
ao comportamento operante: estímulos reforçadores e punitivos. Os estímulos
reforçadores aumentam a frequência de respostas
-Operações de apresentação de
estímulo (positivas) e operações de retirada de estímulos (negativas).
-No reforçamento positivo, um
estímulo é acrescentado (somado) ao ambiente. No reforçamento negativo, um
estímulo é retirado (subtraído) do ambiente. Exemplos: Trabalhar e ganhar um
salário (reforçamento positivo). Trabalhar e evitar ficar desempregado.
(Reforçamento negativo).
Tabela 1: Exemplo de operações de apresentação (positivas) e
de retirada de estímulos (negativas)
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Reforçamento
|
Punição
|
+
|
Atenção
do terapeuta
|
“Bronca”
do terapeuta
|
-
|
Retirada
da “bronca’ do terapeuta.
|
Retirada
da atenção do terapeuta
|
-Tipos de reforçadores: primários
e generalizados
-Contingência tríplice: É a
unidade de análise de comportamento operante. Para analisar qualquer comportamento
operante, devemos verificar em qual circunstancias o comportamento ocorre, a
resposta e sua consequência. Sd - R à
Cons.
-Discriminação: Produto de
reforçamento diferencial: uma resposta é reforçada na presença de um estímulo e
não reforçada na sua ausência.
Exemplos: (1) Dor de cabeça (Sd) - tomar remédio (R) à eliminar a dor
(2)
Ansiedade (Sd) - beber (R) à
diminuição da ansiedade
(3)
Sinal Vermelho (Sd) - parar o carro (R) à
evitar multa
(4)
“Passa a borracha” (Sd) - passar a borracha (R) à
obrigado
(5)
20:00 h (Sd) - assistir novela (R) à
se entreter
Se a resposta de reforçamento diferencial for adequada ocorre a discriminação de estímulos.
-Generalização: extensão do
controle operante de estímulos a estímulos com propriedades em comum.
Quanto mais parecido o novo estímulo for com Sd, maior a probabilidade da generalização ocorrer.
Importância da Generalização: Fundamental para a nossa adaptação ao meio, permite que novas respostas sejam aprendidas de forma mais rápida, não sendo necessária a modelagem direta da resposta.
Parabéns pelo blog, bem explicado e dinâmico. AMEI !
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