quinta-feira, 27 de março de 2014

Análise do Comportamento III - Revisão

Continuando com a revisão...

REVISÃO DE AEC II

-Contingência: significa qualquer relação de dependência entre eventos. Pode ocorrer entre estímulos, ou entre estímulo e resposta. É uma relação “se ...então” na qual uma consequência (então) somente ocorre se a resposta for emitida (se).

-Contiguidade: significa proximidade temporal entre eventos.

-Comportamento operante: relação de contingencia e contiguidade entre resposta à estímulo


-Há dois tipos de consequências ao comportamento operante: estímulos reforçadores e punitivos. Os estímulos reforçadores aumentam a frequência de respostas

-Operações de apresentação de estímulo (positivas) e operações de retirada de estímulos (negativas).

-No reforçamento positivo, um estímulo é acrescentado (somado) ao ambiente. No reforçamento negativo, um estímulo é retirado (subtraído) do ambiente. Exemplos: Trabalhar e ganhar um salário (reforçamento positivo). Trabalhar e evitar ficar desempregado. (Reforçamento negativo).


Tabela 1: Exemplo de operações de apresentação (positivas) e de retirada de estímulos (negativas)

Reforçamento
Punição
+
Atenção do terapeuta
“Bronca” do terapeuta
-
Retirada da “bronca’ do terapeuta.
Retirada da atenção do terapeuta

-Tipos de reforçadores: primários e generalizados

-Contingência tríplice: É a unidade de análise de comportamento operante. Para analisar qualquer comportamento operante, devemos verificar em qual circunstancias o comportamento ocorre, a resposta e sua consequência. Sd - R à Cons. 



-Discriminação: Produto de reforçamento diferencial: uma resposta é reforçada na presença de um estímulo e não reforçada na sua ausência.    
Exemplos:                          (1) Dor de cabeça (Sd) - tomar remédio (R) à eliminar a dor
                                               (2) Ansiedade (Sd) - beber (R) à diminuição da ansiedade
                                               (3) Sinal Vermelho (Sd) - parar o carro (R) à evitar multa
                                               (4) “Passa a borracha” (Sd) - passar a borracha (R) à obrigado
                                               (5) 20:00 h (Sd) - assistir novela (R) à se entreter

Se a resposta de reforçamento diferencial for adequada ocorre a discriminação de estímulos.

-Generalização: extensão do controle operante de estímulos a estímulos com propriedades em comum.  
Quanto mais parecido o novo estímulo for com Sd, maior a probabilidade da generalização ocorrer.

Importância da Generalização: Fundamental para a nossa adaptação ao meio, permite que novas respostas sejam aprendidas de forma mais rápida, não sendo necessária a modelagem direta da resposta.




Um comentário: