segunda-feira, 21 de abril de 2014

Instinto:


O instinto está relacionada ás reações hereditárias ou inatas. Como exemplo, temos o ato de chorar, que é um comportamento inato. O bebê ao nascer recebe uma palmada na nádega e chora, ou seja, um comportamento que não foi ensinado mas que já trazemos conosco numa bagagem hereditária que não precisa de aprendizagem especifica.

O instinto é útil para a relação individuo e ambiente, pois quando com fome ou algum desconforto, o bebê simboliza seu incomodo com o choro, já que é uma das  maneiras deste se comunicar com o mundo. Outro aspecto importante do instinto é o medo, pois ao senti-lo o sujeito reage de alguma forma para se proteger. Por exemplo: ao ver um bicho feroz, o sujeito corre, dessa maneira o instinto serve para nossa proteção e sobrevivência.

Contudo o instinto são inerentes ao organismo, ou seja, faz parte do individuo ao nascer e independem do aprendizado.

Reflexo Conficionado:

Reflexo condicionado é tudo aquilo que o individuo aprendeu a fazer com suas experiencias de vida, provem de experiencia acumulada, por isso é um ''treinamento'', dependem então da aprendizagem do sujeito. São comportamentos que apesar de não serem inatos, se erguem a partir da nossa base instintiva, portanto, um se sobrepõem ao outro. Uma característica importante é que eles são mais flexíveis, refinados, e sutis e é considerado também como mecanismos de adaptação do individuo com o meio. Contudo uma pessoa aprende coisas diferentes de outras pessoa e com isso apresentam comportamentos diferentes umas das outras, porém são comportamentos mais individuais nesse sentido.

Intelecto Prático:

O Intelecto Prático está relacionado ao campo visual do sujeito, caso não esteja no campo visual, ele não tem como resolver, pois o sujeito ainda não tem a capacidade de signos e representações, como no caso de bebês. Ele nos permite também que tenhamos ''insight'', ou seja, se refere à aquele clique ou ideia que temos para solucionar um problema ou resolver uma situação. Apesar da tentativa e erro, há um momento que surge uma ideia que se encaixa naquilo que queríamos resolver. Contudo, o intelecto pratico é único estágio no qual os animais conseguem chegar, já o homem consegue avançar esse estágio, vai além e conseguem se desenvolver.

Experimento de Kohler:



Foi realizado com 9 macacos (chimpanzés) entre 1912 e 1920.

Envolviam 3 operações:
  1. Descobrir um meio indireto para atingir o objetivo (fruta);
  2. Ultrapassar ou eliminar obstáculo;
  3. usar ou inventar os instrumentos para atingir
EXPERIMENTO 1:

Situação: Macaco na jaula diante de uma fruta amarrada por um pedaço de corda

Resultado: Todos arrastam a fruta para sí, puxando a ponta da corda que está dentro da jaula.

Conclusão: Todos os macacos conseguiram realizar essa tarefa.

EXPERIMENTO 2:

Situação: Fruta diante da jaula e uma vara é colocada diante da jaula 

Resultado: Os macacos acham que podem usar a vara para aproximar a fruta e em seguida pega-la com a mão. Utilizam a vara e conseguem pegar a fruta.

EXPERIMENTO 3: 

Situação: Empilhar os caixotes para alcançar a fruta. 

Resultado: Apenas o Sultão, que é o macaco mais inteligente consegue realizar essa tarefa e ainda assim com dificuldade.

EXPERIMENTO 4:

Situação: Subir no caixote para alcançar o objetivo (fruta).

Resultado: Consegue realizar a tarefa se o caixote estiver livre e dentro de seu campo visual.

EXPERIMENTO 5:

Situação: Pegar fruta com varas pequenas.

Resultado: Tenta pegar com a mão, não conseguem e com isso inventam um instrumento e conseguem alcançar o objetivo (fruta).

Com esses experimentos Kohler observou que:
  • Os macacos são capazes de criar um instrumento.
  • Tem a capacidade de transferir a utilidade do instrumento.
  • Demonstram uma forte capacidade de imitação.

A Lei da estrutura e comportamento dos macacos: 

Ação e percepção atuam juntos, formam uma totalidade que determina a funcionalidade e significado dos componentes. Se o macaco não estiver em seu campo visual, caso ele não perceba, ele será incapaz de agir, portanto, ele não irá procurar uma vara, mas sim só irá utiliza-la se o objeto estiver ao seu alcance ou em seu campo visual.

Instrumentos como requisito psicológico:

Os instrumentos de trabalho tornam-se base da adaptação à natureza e servem para controlar o comportamento. Se pararmos para pensar, os instrumentos surgiu para auxiliar o homem primitivo na questão da sobrevivência, tais como: instrumentos de caça, pesca, etc, pois esses também controlam o comportamento do individuo e logo após passam a ser importantes para o trabalho do ser humano, já que o individuo só passa a se humanizar a partir do próprio trabalho e da atividade elaboral. Vale lembrar também que é o fator principal no processo de transição do macaco para o homem, pois o macaco não utiliza os instrumentos com a finalidade de trabalho. Contudo, o trabalho serviu para unir mais estreitamente a sociedade, tal como a frase que diz: ''A união faz a força''.

O que traça a linha divisória entre o macaco e o ser humano ?

Resposta: O Homem submete-se a serviços de seus fins com modificações que ninguém do meio exigiria suas diferenças essenciais e decisivas entre o Homem e os animais. É o trabalho por sua vez que determina tal diferença. Já o macaco não utiliza os instrumentos com a finalidade de trabalho, falta-lhe a capacidade de produzir signo, pois o macaco não tem a capacidade de representação simbólica. 

Cap 2 - O Homem Primitivo e seu Comportamento:

3 pontos de vista que caracterizam o desenvolvimento histórico do homem:

1º - TYLOR E SPENCER:

A estrutura e o funcionamento do pensamento e do comportamento não diferem no homem primitivo. O que distingue são as condições em que vive e a quantidade de experiências adquiridas.

2º - BRUHL:

O pensamento e as funções psicológicas superiores diferem no homem primitivo e no homem cultral.

Homem primitivo: Tem o pensamento pré-lógico ou mistico, ou seja, acreditam em superstições e não possuem estudos científicos que comprovem as crenças.

Homem cultural: Possui pensamento lógico que são fatos comprovados cientificamente.

3º - THURNWALD:

Homem primitivo: Pensamento lógico

Sentidos Visual e Auditivo:

Superior no Homem Primitivo.

Resulta da experiência e treino.

Memória Homem Primitivo:

Memória topográfica (memória do ambiente)

As experiencias são apoiadas na memória 

É mais acurada e emocional.

Papel da escrita:

A não utilização da escrita faz com que o homem primitivo necessite armazenar na memóriaos detalhesmais insignificantes.


Criação de Signos Artificiais:

São recursos artificiais para estimular a memória.



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